Notícias

Certa apóia projeto da Escola Bairro Vicentino

Parceira do projeto "Redução e Consumo Responsável de Energia Elétrica", da Escola Municipal Bairro Vicentino, a Certa deu o pontapé inicial ao trabalho. Representando a empresa, a gerente de compras Elizete Clímaco ministrou uma palestra para pais e alunos da instituição. De uma maneira dinâmica e utilizando uma linguagem coloquial, Elizete destacou a importância de economizar energia e preservar o meio ambiente. "Não adianta falar difícil, é preciso falar de uma maneira que as crianças entendam. Mostrei a elas como podem ajudar aos pais na economia de energia".

O encontro contou ainda com a participação de dois fornecedores da Certa. O profissional Júlio César Seixas, da Golden Plus, mostrou para pais e alunos os benefícios da lâmpada fluorescente, que, embora seja mais cara que a incandescente, propicia uma economia de até 80%. Já o supervisor de vendas da Fame, Alex, deu dicas simples de como instalar, usar e fazer a manutenção adequada do chuveiro elétrico.As palestras fizeram parte da primeira etapa do projeto ambiental criado pela professora Lucimasa Maria Viana Yamashiro, que ainda prevê uma visita a Furnas, apresentações em DVDs, brincadeiras, jogos e até a confecção de um aquecedor solar com garrafas PET. As atividades serão realizadas uma vez por semana, sob a supervisão da professora.Há um ano na escola, Lucimasa explica como surgiu a idéia do projeto. "Eu queria montar um trabalho que ajudasse a comunidade e a natureza ao mesmo tempo.

Aí, apresentei a idéia para a Certa e para a Ampla, que a aprovaram. Foi quando elaborei este projeto, que tem como objetivo buscar mudanças de atitudes cotidianas, de modo a compatibilizar a proteção do meio ambiente e a obtenção de melhoria na qualidade de vida".Integrante do CREAR (Grupo de Educadores Ambientais de Resende) a professora sempre demonstrou preocupação com o meio ambiente. "Nós somos parte do meio ambiente, por isso, acredito que cada pessoa pode fazer um pouquinho para melhorar o meio em que vive", comenta.

Com o apoio da Certa, a escola já começou a fazer a sua parte. "Desde o início acreditei que esse projeto ia dar certo". Ela completou ainda: "Percebi que, além de promoções, a Certa tem grande responsabilidade ambiental, o que me motivou a procurá-la para ser parceira nesse trabalho".A diretora da escola, Raquel Ferreira do Nascimento Pinto, também ressalta a importância do apoio da Certa. "Acho legal essa parceria com a empresa, a disponibilidade que ela tem em comparecer à escola. Isso motiva os nossos alunos".De acordo com Raquel, essas iniciativas propiciam grande repercussão na comunidade.

"Os alunos participam bastante, mudam de postura e começam a cobrar mais os pais e coleguinhas. A escola tem um retorno muito legal", afirma a diretora.
Localizada no bairro Vicentina, a instituição conta com cerca de 150 alunos, da pré-escola ao 2º ano do ensino fundamental.


<< Voltar para Notícias