Notícias

Pensando no futuro

A responsabilidade ambiental tem sido muito focada pela mídia. E o governo tem cobrado das empresas posturas responsáveis no combate à poluição do meio ambiente, com a implantação de atividades como coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínios e papéis.

O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente, contribui de forma significativa com a diminuição da poluição do solo, água e ar.E para contribuir com a preservação do meio ambiente, a Certa Material Elétrico pretende se tornar um ponto de coleta de papel na região. O material será recolhido e destinado à reciclagem.Este trabalho já é realizado no interior da empresa. Parte do dinheiro arrecadado com a reciclagem é usada para a compra de material reciclado para uso próprio. Já os outros 50% são doados para entidades filantrópicas.A escolha é feita pelos departamentos da loja trimestralmente.

A última entidade contemplada foi o “Asilo Nicolino Gulhot para Velhice Desamparada” em Resende, em que o material doado foi destinado à compra de fraldas geriátricas.

Mais importante do que simplesmente reciclar é o trabalho de conscientização que a empresa desenvolve junto aos seus colaboradores. “Incentivamos os nossos colaboradores a fazer a coleta seletiva em casa, procurando torná-los multiplicadores das ações que já são realizadas na empresa”, destaca a diretora comercial Kátia Pehrson. Ela comenta ainda o quanto é gratificante o trabalho de reciclagem. “Mensalmente enviamos os materiais recolhidos para a reciclagem. E é assustadora a quantidade de papel que acumulamos. Mas, ao mesmo tempo, ficamos felizes por saber que o material recolhido pela Certa não será mais descartado no lixão”.Um outro benefício da reciclagem é a geração de empregos. Hoje existem muitas pessoas que recorrem a esse setor com a finalidade de conseguir uma renda para manter a família.Nos últimos anos, essa área ambientalista tem recebido atenção por causa da necessidade de conscientização. 

Diversas campanhas são lançadas aconselhando a população a reciclar o lixo. É necessário separar os resíduos em não-recicláveis e recicláveis (papel, vidro e plástico). E para facilitar o armazenamento, pode-se diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínio amassando-as.
Muitos desconhecem, mas uma garrafa de plástico ou de vidro pode levar até 1 milhão de anos para se decompor. 

Em razão disso, é necessário que todo lixo produzido em residências seja separado corretamente, a fim de evitar a poluição.
Se você ainda não faz a coleta seletiva em sua casa, não perca mais tempo. Seja um aliado do meio ambiente.


<< Voltar para Notícias