Notícias

Certa recicla mais de 7,9 mil lâmpadas

A Certa Material Elétrico fechou 2009 com chave de outro e reafirmou o seu compromisso com a preservação do meio ambiente. Em julho do ano passado, a empresa passou a reciclar lâmpadas através do projeto papa-lâmpadas.

No total, 7950 lâmpadas queimadas foram descartadas corretamente. Segundo a diretora comercial Kátia Pehrson, essa iniciativa visou conscientizar colaboradores e clientes sobre a importância do descarte correto do material. "Demos o primeiro passo para mostrar que a preservação do meio ambiente só depende da vontade do ser humano. E os numeros provam que a iniciativa foi muito positiva", comentou a diretora.

Compromisso com a responsabilidade ambiental em primeiro lugar. "As lâmpadas fluorescentes que estão em nossas casas não podem ser simplesmente descartadas no lixo. Preocupados com o meio ambiente sugerimos aos nossos clientes e à população em geral, que tragam às nossas lojas as lâmpadas queimadas, para que possamos fazer uma coleta seletiva e encaminhá-las para reciclagem. Estamos fazendo também o mesmo processo com pilhas e baterias", explicou Kátia.

Ela ressaltou ainda que as lâmpadas fluorescentes não fazem mal à saúde, no entanto, são compostas por mercúrio, produto que oferece risco ambiental. "Isso ocorre, vale lembrar, quando sua concentração excede os limites no meio ambiente, não causando nenhum dano às pessoas no seu uso diário. Também não há perigo ao se quebrarem, pois a quantidade de mercúrio de uma lâmpada é muito pequena".

Apesar de muitas empresas já terem implantado um sistema de reciclagem de seus produtos, a quantidade de lâmpadas que passa por algum processo de reciclagem no Brasil ainda é pequena. Não representa mais que 6% do volume total de produtos descartados e, ainda grande parte das reciclagens é enviada por indústrias que já conseguiam certificações com a ISO 14.001.

Entre os benefícios da utilização do material, criado a partir da reciclagem de lâmpadas, está a diminuição do uso do gás na hora do processo dos produtos. Temos como exemplo a empresa Leprí Finas Cerâmicas Rústicas, que uniu o útil ao agradável ao implantar uma nova proposta para a fabricção de peças de cerâmica, com a utlização do vidro das lâmpadas fluorescentes descontaminadas para a fabricação de pastilhas e cerâmicas.

Em 2015 a Certa recebeu o Certificado de Destinação Final, das lâmpadas que foram destinadas para reciclagem. Confira aqui: http://www.certaonline.com.br/img/certificado.jpg




<< Voltar para Notícias